Sobretudo / Ciganos, com Marcos Andrade

Listen on

Episode notes

Esta semana terminamos a visita ao passado que acabou por acontecer durante o confinamento. Fui repescar conversas relevantes para o tempo que estamos a viver, e esta semana não haverá tema mais relevante do que a conversa que tive em Abril de 2019 com o Marcos Andrade, sobre a comunidade cigana. Nenhuma das pessoas envolvidas nesta conversa são ciganas, o que me fez ponderar se seria sequer possível gravar este episódio, mas decidi ouvir o que o Marcos Andrade tem a dizer, não por procuração em nome de ninguém, mas pela sua experiência com a comunidade cigana no continente Europeu, com quem trabalha alguns anos. As suas palavras não substituem um testemunho, mas por outro lado oferecem uma perspectiva mais abrangente e não baseada na experiência pessoal.

O Marcos partilhou connosco o seu entendimento das expectativas e lutas da comunidade cigana, mas também nos encaminhou para recursos mais concretos e pessoas de dentro da comunidade que têm feito trabalho e pensado sobre o tema, incluindo:

Observatório das comunidades ciganas

European Roma Institute for Arts and Culture

Os artigos do Público sobre ciganos, particularmente o trabalho de Ana Cristina Pereira

Olga Mariano, presidente da AMUCIP

Página do Conselho da Europa sobre Comunidades Roma

:::

Deixo aqui também os conselhos essenciais para ajudar a combater a COVID-19, segundo o conselho da Direcção Geral de Saúde, resumidas pela Helena Trigueiro:

Covid-19 é uma doença infecciosa provocada pelo novo coronavírus,SARS-CoV-2, cujos principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade respiratória.

Se apresenta alguns destes sintomas, se esteve em contacto com um possível infetado, ou se viajou nos últimos 14 dias, NÃO se dirija ao hospital: ligue para a SNS24 para o 808242424 e mantenha-se em casa.

Não podemos vacinar esta doença, mas podemos prevenir. É imperativo que por si e por todos:

– Lave as mãos muito frequentemente (principalmente antes de sair de casa, após regressar, e antes de manipular ou consumir alimentos).– Evite tocar nos olhos, nariz e boca.– Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço.– Mantenha o distanciamento social: Fique em Casa.

As medidas preventivas salvam vidas, Proteja-se a si e aos outros.

::::

Subscreve o Sobretudo e segue-nos no twitterfacebook e instagram como @sobretudocast.Ouve o Sobretudo no Spotify e na tua aplicação de podcasts ou mesmo no site, onde podes encontrar todos os episódios: podcastsobretudo.pt

Agora também já podes apoiar o Sobretudo de diferentes maneiras.

Muito obrigado ao João Henriques e ao Diogo Constantino pelo apoio como mecenas do Sobretudo.Visita o Clube Amigos do Sobretudo para te tornares também mecenas e ajudar o Sobretudo a crescer.

O Sobretudo é um projecto de Márcio Barcelos e o genérico é dos Cayena.